Toggle navigation
ORIENTAÇÕES E NORMAS
Leia com atenção as orientações e normas do acampamento antes de continuar com a inscrição
<p>Normas e funcionamento Arraial 2024.1</p><p><u>PROPOSTA</u></p><p>O acampamento Arraial é um espaço vivo, interativo, estimulante e educativo. Um lugar onde crianças e adolescentes entre seis e dezesseis anos podem desfrutar de uma vivência única, em ritmo e tempo diferentes dos do cotidiano da cidade. Possibilidade de experiências intensas, plenas de aprendizagens, interações privilegiadas, oportunidades de crescimento e ganhos em independência, socialização, criatividade, atitudes solidárias, autoestima e segurança.</p><p><u>ESPAÇOS</u></p><p>O espaço Uniser oferece 16.000 metros de área verde, pomar, horta, orquidário, quadra poliesportiva, campos de futebol, piscinas, refeitório, alojamentos com ar-condicionado para 180 pessoas, vestiários e parquinho. Enfim, é um clube-sítio situado a 10 km do aeroporto e perto de hospitais e pronto-atendimentos.</p><p><u>DURAÇÃO DAS TEMPORADAS</u></p><p>As temporadas no Arraial duram normalmente entre 8 e 16 dias. A nossa proposta de trabalho não é compatível com temporadas curtas. Existe toda uma gama de aprendizagens relativas a condutas cooperativas e solidárias que vão sendo construídas tanto pelas crianças quanto por cada grupo de idade ao longo da temporada as quais demandam tempo, a plena adaptação das crianças e o amadurecimento do grupo. Esses aprendizados precedem o acontecimento dos grandes jogos, nos últimos dias da temporada. Esses jogos envolvem situações limite, aventura, resistência física e estratégias onde prima o funcionamento coletivo em prol do grupo.</p><p>As temporadas são fechadas com o “Fogo de Conselho”, momento de trocas, homenagens, pedidos de desculpas, agradecimentos e despedidas em torno de uma fogueira.</p><p><b>Por esses motivos, não recebemos crianças que participem somente de uma parte da temporada.</b></p><p>O acampamento acontece em três temporadas durante o ano, no período de férias escolares, sendo duas temporadas no verão (janeiro) e uma no inverno ( junho/julho).</p><p><u>ATIVIDADES</u></p><p>As atividades desenvolvidas no Arraial contemplam esportes, jogos de contato amplo, aventuras, campismo, jogos de mato e lanterna, tirolesa, gincanas, jogos noturnos, jogos de fio de vida, teatro, dança, oficinas de arte, vídeo e fotografia, festival de música, resgate de brincadeiras antigas e mais tantas e tantas outras que são inventadas e reinventadas a cada temporada.</p><p>Ao inscrever a criança para a temporada, os pais a estarão autorizando a participar de todas as atividades propostas para o seu grupo de idade. Essas atividades serão detalhadamente explicadas e discutidas na reunião que antecede a temporada. A presença dos pais novatos nessa reunião é importante para que estes sejam informados dos detalhes da nossa programação, especialmente no que se refere às atividades externas, ocasiões em que saímos para passeios externos, campismos, aventuras e jogos, como o jogo de Vilas, que acontece na região da Linha Verde.</p><p><u>HORÁRIO LIVRE</u></p><p>Todos os dias temos dois momentos de hora livre, um no final da manhã e outro ao fim da tarde. Diante da intensidade das atividades dirigidas, a hora livre se constitui de momentos necessários e apreciados pelas crianças, que circulam livremente pelo sítio. Sob a constante supervisão dos monitores, as piscinas são abertas, o parquinho é bastante frequentado pelos pequenos e o amplo espaço verde é explorado. Hora de subir nas árvores, brincar do que quiser, ou simplesmente ficar tranquilo, conversando, ouvindo música ou passeando. <b>A hora livre é também momento de encontros e interação entre crianças de idades distintas.</b></p><p><u>QUARTOS</u></p><p><b>A divisão dos quartos é feita por idade(data de nascimento) e sexo</b>. Os quartos alojam entre 8 e 24 crianças, acompanhadas dos seus respectivos monitores. Em um quarto com 16 crianças, por exemplo, haverá dois monitores, sendo cada um deles responsável por oito crianças. Se forem crianças menores de nove anos, haverá três monitores, sendo que dois serão responsáveis por cinco crianças e o terceiro por seis. Isso significa que estes monitores serão a referência destas crianças, criarão um vínculo privilegiado com elas, as acompanharão ao banho e assegurarão a escovação cotidiana dos dentes, as auxiliarão na gestão de roupas e cuidados com os seus pertences. Além disso, estarão sempre dialogando tanto com a enfermeira do grupo quanto com a psicóloga e a coordenação, buscando assegurar o bem estar da criança em todos os aspectos.</p><p><b>Meninos não são autorizados a entrar nos quartos das meninas e vice-versa.</b></p><p><u>RELATÓRIOS</u></p><p>Após a temporada, num prazo de 45 a 60 dias, os pais receberão um relatório preenchido pelo monitor responsável pela criança. É uma forma de darmos um feed-back sobre o funcionamento da criança no acampamento, que tem sido bastante apreciado pelos pais, assim como se constitui de um registro interessante para aquelas crianças que estão em psicoterapia.</p><p><u>DIVISÃO DOS GRUPOS</u></p><p>●<span style="white-space:pre"> </span>DIVISÃO POR FAIXA ETÁRIA</p><p>As crianças são divididas em grupos por idade. Esta divisão tem como critério a <b>data de nascimento</b> e visa o melhor funcionamento dos grupos e desenvolvimento das atividades, que são adequadas a cada faixa etária. Entretanto, há também diversos jogos onde os grupos de idade se misturam, possibilitando trocas muito interessantes entre crianças grandes e pequenas. É importante esclarecer que crianças com a mesma idade podem NÃO FICAR juntas no mesmo quarto ou grupo de idade, já que a divisão depende da quantidade de crianças, questões de logística.</p><p>●<span style="white-space:pre"> </span>DIVISÃO POR EQUIPE DE GINCANA</p><p>Outra divisão em grupos é feita no primeiro dia de acampamento. Esta divisão mistura as idades, ou seja, são constituídos grupos transversais, que competirão em uma gincana geral que agrupará os resultados de todos os jogos que acontecerem durante a temporada. Assim, crianças (amigos, irmão e primos), que ficaram em grupos de idade diferentes, podem eventualmente ficar no mesmo grupo da equipe da gincana, pois há diversas atividades que acontecem com esses grupos, tais como o teatro, o combate noturno e a fuga, dentre outros.</p><p><u>SAÚDE/URGÊNCIAS</u></p><p>Dispomos de uma enfermaria equipada e provida de medicações de uso comum e primeiros socorros. No entanto, todas as crianças devem levar (em uma nécessaire) a sua farmacinha básica, composta dos medicamentos que a criança costuma usar em caso de dor de cabeça, febre, dor de ouvido, náuseas, dores de garganta, alergias e enjoos. Dessa forma, asseguramos que cada criança só será medicada com a medicação enviada pelos pais e a dosagem especificada em sua ficha. Para tanto, aconselhamos os pais que consultem o pediatra da criança no momento do preenchimento da ficha médica.</p><p>Caso a criança esteja fazendo uso regular ou temporário de alguma medicação, esta deve ser igualmente enviada e a dosagem e duração do tratamento especificada na sua ficha médica.</p><p>As nécessaires contendo as medicações NÃO devem ser colocadas dentro da bagagem das crianças, pois serão entregues pelos pais às enfermeiras tão logo as crianças cheguem ao acampamento, no caso do espaço Uniser. No caso da temporada acontecer no Mundo da Lua, a necessaire de medicamentos deve ser colocada em uma mochila ou sacola de fácil acesso, pois serão recolhidas tão logo as crianças cheguem. É importante que cada medicação contenha o nome da criança. Uma CÓPIA da carteira de identidade e do cartão de saúde da criança deve ser igualmente colocada DENTRO DESSAS NÉCESSAIRES .</p><p>Todas as crianças devem estar seguradas. Em caso de acidente ou problema de saúde significativo, os pais são imediatamente contatados. Caso estes não possam ser localizados e a situação demande urgência, a criança será imediatamente levada ao pronto-atendimento mais próximo ou mais adequado à situação.</p><p><u>CONTATO ENTRE PAIS E CRIANÇAS</u></p><p>O contato entre as crianças e os pais durante a temporada através da página virtual do Arraial (www.oarraial.com.br). As cartinhas das crianças são escaneadas e disponibilizadas em um espaço restrito aos pais. Estes podem respondê-las pelo próprio sistema e então elas são impressas e entregues às crianças pelos seus respectivos monitores. As crianças não têm, no entanto, acesso a computadores.</p><p>Não é permitido o uso de telefones celulares pelas crianças no acampamento. Trocas de telefonemas entre crianças e pais são possíveis em ocasiões excepcionais, como aniversários ou quando a criança está em dificuldade de adaptação, sob o acompanhamento da psicóloga.</p><p>Através do nosso blog, trazemos os pais um pouquinho para dentro do acampamento. Cotidianamente alimentado, este espaço disponibiliza muitas fotos e vídeos, assim como a descrição detalhada do que está sendo vivenciado naquele dia, como as atividades de cada grupo, as alvoradas, o desenvolvimento da gincana de equipes, as saídas e chegadas dos campismos e jogos externos e os temas dos jantares. Em caso da ocorrência de qualquer problema com a criança, seja ele de ordem médica ou de adaptação, garantimos que os pais serão contatados.</p><p><u>NAMORO</u></p><p>Recebemos adolescentes entre 12 e 16 anos no acampamento. O convívio entre eles é muito intenso durante os a temporada e é comum que os acampantes se identifiquem, sintam-se atraídos, e como é bastante comum na adolescência, se apaixonem e desapaixonem facilmente. Pensamos que a construção e fortalecimento de vínculos de amizades devem ser privilegiados, por isso, no Arraial é proibido namorar ou "ficar" durante a temporada. Acreditamos também que namoros devem acontecer sob a responsabilidade dos pais!</p><p><u>DINHEIRO</u></p><p><b>As crianças não precisam de dinheiro durante a temporada. </b>O valor da temporada já inclui a totalidade dos custos das crianças. Não dispomos de cantina no acampamento e nas ocasiões das atividades externas, toda a alimentação e equipamentos já estarão previstos. Assim, não é necessário que as crianças levem dinheiro, pois estas não terão a oportunidade de utilizá-lo.</p><p><u>CHEGADA E SAÍDA</u></p><p>As crianças deverão ser entregues na UNISER no primeiro dia da temporada entre 8h30 e 10h da manhã. No último dia, receberemos os pais às 10h para um café da manhã de confraternização. As crianças serão então levadas para casa pelos pais.</p><p>Havendo disponibilidade de vagas, receberemos crianças somente até o início do terceiro dia da temporada. Mais uma regrinha importante para o nosso bom funcionamento: não é permitida a saída das crianças da colônia durante a temporada para participação de festas ou eventos familiares (aniversários, casamentos, formaturas, batizados, despedidas, entre outros). Os pais só poderão retirá-las do acampamento por algumas horas ou dias em caso de questões de saúde ou problemas familiares que justifiquem a saída da criança. Assim, pedimos aos pais que ponderem a decisão de enviar os filhos para o acampamento caso haja um evento familiar importante durante os dias da temporada, e que façam a sua escolha juntamente com as crianças.</p><p><u>ROL DE ROUPAS</u></p><p>O rol de roupas orienta os pais no que concerne a quantidade e diversidade de roupas e objetos pessoais que as crianças devem levar ao acampamento. É muito importante que tudo seja marcado com o nome da criança! Já imaginaram 300 pares de tênis?</p><p><u>ROUPA SUJA</u></p><p>Não dispomos de serviço de lavanderia no acampamento, portanto, é importante que o rol de roupas sugerido seja usado como referência. Excepcionalmente, quando percebemos que uma criança dispõe de pouca roupa limpa, asseguramos a lavagem de algumas peças. Isso acontece em temporadas muito chuvosas ou com crianças que apresentam enurese noturna.</p><p><u>DESISTÊNCIAS E RESTITUIÇÕES</u></p><p>Antes do Início da temporada, por quaisquer motivos de desistência, será ressarcido 75% do valor pago. Iniciada a temporada, no caso de a criança/adolescente, por quaisquer motivos, precisar voltar para casa até 48 horas após o início da temporada, será devolvido 50% do valor pago. A partir daí, até a metade da temporada, 30% será restituído. Depois disso, não haverá mais qualquer restituição.</p><p><u>ENURESE NOTURNA</u></p><p>Situações de enurese noturna frequente ou ocasional serão tratadas com normalidade e discrição. O monitor da criança encaminhará as roupas de cama para a nossa equipe de limpeza, que cuidará de lavá-las, secá-la e entregá-las de volta ao monitor ao final do dia. Brincadeiras e gozações não são toleradas e o monitor procurará proteger e confortar a criança para que esta se sinta segura.</p><p><u>PROBLEMAS DE ADAPTAÇÃO</u></p><p>Algumas crianças experimentam dificuldades de adaptação à distância dos familiares ou ao contexto do acampamento, especialmente nos primeiros dias. Essas crianças são acolhidas e confortadas pelos seus monitores e pelo (a) psicólogo (a).</p><p>Muitas vezes, é o acolhimento e suporte das crianças antigas, que um dia já passaram pela mesma dificuldade, que encoraja a criança novata. Esta normalmente se adapta plenamente, após dois ou três dias. Poucas crianças não se adaptam e voltam para casa no decorrer da temporada.</p><p>Existem crianças, entretanto, que necessitam do suporte individualizado do psicólogo durante toda a temporada; seja por serem crianças mais fragilizadas e dependentes, ou aquelas que apresentam problemas de comportamento ou necessidades especiais.</p><p><u>CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS</u></p><p>O acampamento Arraial é um espaço para crianças e adolescentes, e todas elas são bem vindas! Assim, recebemos crianças portadoras de necessidades especiais e nos adaptamos às suas necessidades. Já recebemos crianças portadoras de Síndrome de Down, TEA, Hiperatividade, Paralisia Cerebral, déficits sensoriais e todas elas tiveram as suas especificidades e necessidades acolhidas.</p><p><u>ALIMENTAÇÃO</u></p><p>A nossa alimentação é saudável, caseira, simples e saborosa. No café da manhã servimos sucos, frutas, pães, geleias, queijos, ovos mexidos, mingaus, café com leite, nescau, cuscuz, banana frita, cozida ou assada, aipim... No almoço, temos sempre o feijão e arroz, algum tipo de carne vermelha ou branca, saladas e também um prato vegetariano. No final de semana, temos churrasco, cozido ou comida baiana! No jantar, iniciamos com sopa e torradas, em seguida, oferecemos pizza ou lasanha, panquecas, cachorro-quente, ou por vezes, um escondidinho ou strogonoff. Para os que não costumam jantar, há sempre pães e queijos, café com leite, achocolatados e sucos. Pela manhã, temos um lanche composto somente de frutas e sucos e pela tarde, são oferecidos bolos, sanduiches, empanadas, pães doces, biscoitos, pipoca, sonhos acompanhados sempre de frutas e sucos.</p><p>As crianças sentam-se em mesas composta por sete a dez crianças de idades distintas e um monitor. A mesa permanece a mesma durante toda a temporada, dessa forma, o monitor pode acompanhar de perto a qualidade da alimentação de cada uma das crianças presentes em sua mesa.</p><p><u>HORA DO BANHO</u></p><p>O banho acontece entre as 17h e 19h. Cada grupo de crianças segue para os vestiários acompanhado do seu monitor de referência. O monitor permanece no vestiário durante todo o tempo do banho, não deixando, sob nenhuma hipótese, as crianças desacompanhadas. A presença do monitor inibe brincadeiras inadequadas e garante o bom funcionamento dos banhos. As crianças pequenas são auxiliadas diretamente por seus monitores. Vale ressaltar que os monitores não tomam banho no mesmo horário que as crianças.</p><p><u>HORA DE DORMIR</u></p><p>Normalmente as crianças se recolhem por voltas das 22h. Os menores adormecem mais cedo, tendo o tempo da atividade da noite reduzido.</p><p><u>ALVORADA</u></p><p>As crianças são acordadas com a passagem da Alvorada às 7h30 da manhã ao som de violão, instrumentos de sopro e percussivos. As canções são próprias do Arraial e, a cada temporada, surgem mais músicas feitas por monitores e acampantes.</p><p>A produção musical é tão intensa e de qualidade, que o Arraial já gravou 2 CDs, que são vendidos ao final das temporadas.</p><p><u>A CRIANÇA E SEU MONITOR</u></p><p>Cada criança tem o seu monitor de referência e estabelece com este um vínculo privilegiado. O monitor responde por suas crianças e é responsável pelo bem estar de cada uma elas.</p><p><u>ATIVIDADES EXTERNAS</u></p><p>Além das atividades desenvolvidas dentro do espaço onde a temporada acontece, cada grupo tem as suas atividades externas, que são o campismo e Jogo de Vilas (acima de 12 anos). Normalmente, os grupos saem durante um ou dois dias, acompanhados dos seus monitores, da enfermeira referente e seguranças. Pode acontecer de uma temporada não ser realizada nenhuma atividade externa.</p><p><u>DICAS</u></p><p>●<span style="white-space:pre"> </span>Coloque repelente na bagagem, especialmente no verão</p><p>●<span style="white-space:pre"> </span>Preencha corretamente a ficha médica, informando se seu filho tem algum tipo de alergia, se está fazendo uso de alguma medicação ou remédios normalmente utilizados em casos de sintomas como febre ou dor-de-cabeça, se há alguma restrição alimentar e qual o plano de saúde que a criança utiliza.</p><p>●<span style="white-space:pre"> </span><b>Todas as roupas e objetos pessoais devem estar marcados com o nome ou o número de inscrição, para identificação da criança.</b></p><p>●<span style="white-space:pre"> </span>O acampante, se quiser, pode levar jogos de mesa e livros, para as horas livres.</p><div></div>
Sim, concordo.
Aguarde só um pouquinho...